Vereadores declaram apoio à Carreira Única na PM

Foi lida na sessão desta terça-feira a Moção 06/2017, assinada pela totalidade dos vereadores e que declara total apoio ao Plano de Carreira Única na Polícia Militar do Estado do Paraná. O documento será encaminhado ao governador Beto Richa.

Além da moção, a Comissão de Segurança Pública e Trânsito da Câmara organizam um debate público sobre o assunto, que deve acontecer no dia 25 de maio.  A reunião debaterá as formas de ingresso na carreira Policial Militar no Estado do Paraná por meio da “Carreira Única da Polícia Militar”, tendo por objetivo a valorização e crescimento profissional dos policiais, como uma forma de estimular o crescimento individual e da instituição.

Como explicam os vereadores, “hoje, o ingresso na carreira da Polícia Militar no Paraná se dá por meio de dois tipos de concurso públicos, sendo o primeiro como soldado onde aprende as noções básicas da profissão e depois, através de concursos internos, ocorre a progressão na carreira, podendo chegar ao posto de subtenente e ainda oficial dependendo da sua aptidão intelectual”. Outra possibilidade é por concurso para o posto de Oficial da Polícia Militar, realizado por meio de vestibular na UFPR, podendo chegar ao posto máximo de coronel através de sua aptidão intelectual.

O Plano de Carreira Única na Polícia Militar permitiria a ascensão dos profissionais por antiguidade (soma dos anos trabalhados) ou merecimento (especialização profissional), sem a necessidade de prestar concurso interno apenas atingindo a classificação e resguardados os requisitos mínimos para cada promoção.

De acordo com o vereador Madril, que também é policial, “a proposta trará segurança para o interesse na continuidade da carreira, visto que, no modo atual, o policial dispende de investimento pessoal para continuar em postos quase similares com um ganho salário mínimo, motivando assim a evasão da carreira em busca de profissões mais atrativas com ganho salarial melhor”.

Deixe uma resposta