Vereador cobra regularização e infraestrutura às famílias desabrigadas

O vereador Paulo Porto (PCdoB) pronunciou-se nesta terça-feira sobre questões a respeito de “família, lar e moradia”. Sobre as centenas de famílias que necessitam de apoio da Câmara Municipal de Cascavel após ficarem desabrigadas devido à reintegração de posse ocorrida na semana passada no Jardim Gramado, região leste do município.

Porto visitou no último sábado (6/5) as 26 famílias que estão provisoriamente no Ginásio Francisco Pian, no bairro São Cristóvão, e outras 200 que nos últimos meses estão sendo relocadas para uma área pública cedida pelo município no Jardim Veneza, na região sul. Apesar dos dois locais terem origem na mesma reintegração de posse, as demandas dos dois grupos são distintas.

O parlamentar reconheceu a ação da prefeitura em buscar uma solução rápida e provisória após a reintegração, porém cobrou a necessidade imediata da transferência das famílias que estão no ginásio para uma área onde possam construir suas casas e seguir dignamente suas vidas. “Que esta demanda seja resolvida pelo município nas próximas horas, pois assim como o prefeito Leonaldo Paranhos, estive no Ginásio e a situação daquelas famílias é intolerável”.

Em relação ao Jardim Veneza, Paulo Porto cobrou o fornecimento de água potável, energia elétrica, cascalhamento das ruas e a regularização fundiária definitiva daquele local. Na sua opinião não há nenhuma justificativa legal e nem política para deslocar aquelas pessoas para outra região, pois já existe um acordo com antiga gestão municipal que precisa ser cumprido. “O prefeito Paranhos possui a chance única e histórica para por um fim nesta novela que se arrasta há 17 anos. Que ele tenha a sensibilidade e não abra mão desta prerrogativa”.

O vereador afirmou que seguirá acompanhando a situação das famílias desabrigadas e dialogando com o MNLM (Movimento Nacional de Luta pela Moradia) para que essas demandas sejam solucionadas. Ele encerrou seu discurso destacando o papel desempenhado pelo secretário de Defesa Civil, José Carlos Costa, o Cocão. “Parabéns ao secretário que hoje [terça-feira] pela manhã em negociação com a Copel conseguiu avançar de forma significativa para o fornecimento regular de energia elétrica para todo reassentamento Wilson Gomes [Jardim Veneza]”.

 

Deixe uma resposta