Sebrae/PR realiza Semana MEI e Semanade Educação Financeira

De 8 a 12 de maio, o Sebrae/PR realiza dois eventos integrados, voltados à orientação de empreendedores de micro e pequenos negócios: a Semana do Microempreendedor Individual e a Semana de Educação Financeira. Durante o período, além das transmissões online de palestras e bate-papos com especialistas, escritórios regionais e Salas do Empreendedor de 127 municípios paranaenses receberão programação especial de oficinas, palestras e orientações presenciais sobre formalização, inadimplência e finanças.

O objetivo da Semana MEI 2017 é realizar atendimentos sobre formalização e benefícios, para quem deseja aderir ao MEI, e sobre inadimplência, marketing, como usar ferramentas digitais e finanças (linhas de crédito e gestão financeira), para quem já é MEI. Os temas foram definidos pelo Sebrae Nacional, com base em uma pesquisa com os empreendedores, que acompanha a tendência do Paraná, segundo a consultora do Sebrae/PR, Carla Selva, coordenadora estadual do MEI. “Fizemos um ‘Esquenta Semana MEI’ pela internet (Facebook e email), em que perguntamos ‘Conta para a gente, o que está te tirando o sono?’, resultando nas escolhas das principais temática como vendas, crédito, máquina de cartão e como divulgar  nas mídias”, explica Carla. Além das orientações presenciais, a Semana MEI terá, ainda, eventos ao vivo pela internet (com transmissão no Facebook e YouTube) e atendimento da Central 0800 570 0800.

Um dos focos da Semana MEI é reduzir nacionalmente a inadimplência dos microempreendedores individuais, que ultrapassa os 60% no Brasil. No Paraná o índice é 52%. “Muitas vezes, a pessoa abre o MEI por uma oportunidade que encontrou naquele momento, mas depois esquece de dar baixa e pagar a mensalidade gerando uma dívida ativa”, explica a consultora do Sebrae/PR.

Paralelamente à Semana MEI, o Sebrae/PR promove eventos nas regionais com foco em gestão financeira e crédito orientado, dentro da Semana da Educação Financeira. O evento traz palestras, em parceria com o Banco Central, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Cooperativas de Crédito e as Sociedades Garantidoras de Crédito do Estado. “No Paraná, teremos oficinas de orientação de acesso a crédito, uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae, com duração de três horas, que prepara o empresário para buscar ou não o crédito. Para isso, é preciso olhar para dentro do negócio, para a gestão, e entender se o crédito é a melhor decisão, depois entender como funciona sistema, o que a instituição analisa para conceder os valores, como conseguir melhores condições”, explica o coordenador estadual de acesso a serviços financeiros do Sebrae/PR, Flávio Locatelli Junior.

A Semana de Educação Financeira também contará com transmissões ao vivo pela internet e cursos EAD sobre o tema, estes disponíveis no portal cidadaniafinanceira.gov.br. Entre as ações digitais promovidas pelo Sebrae Nacional estão: o Papo de Negócio – Planejamento Financeiro, com João Evangelista (BACEN), o Papo de Especialista – Educação Financeira, com Samy Dana (Conta Corrente, Globo News) e o Facebook Live – Psicologia Econômica, com Vera Rita (PUC-SP).

A programação da Semana MEI pode ser consultada no endereço www.sebraepr.com.br/semanadomei, e a da Semana da Educação Financeira está disponível em semanaenef.gov.br. Informações pelo 0800 570 0880 .

Deixe uma resposta