Retração: Venda de ovos de chocolate cai 10%

Reportagem: Marina Kessler

Fotos: Lorena Manarin

Celebrar a Ressurreição de Jesus Cristo é com certeza a principal comemoração deste dia aos cristãos, que marca o encerramento da Quaresma. Entretanto, já é tradição neste período que familiares e amigos troquem presentes que remetam ao renascimento, à vida e ao fortalecimento da fé.

Um dos exemplos mais clássicos desta época são os ovos de chocolate, que podem ser encontrados nas mais variadas formas, tamanhos e sabores. Ainda é possível encontrar alguns produtos nas prateleiras dos supermercados, mas a expectativa é de que até o fim da semana a Páscoa sejam ainda mais doce e com muitos presentes. Isso é o que o gerente de uma rede de supermercados em Cascavel, Anderson Bassani, espera. “As vendas aumentaram bastante nesta semana e segue assim até a véspera. Mas, vale lembrar que algumas marcas e modelos já se esgotaram. Por isso, é preciso se apressar”, relata.

Apesar do movimento nos estabelecimentos comerciais, o presidente da Apras (Associação Paranaense de Supermercados) na região Oeste, Beto Niedermeyer, estima que as vendas de ovos de chocolate recuem 10% em relação ao mesmo período de 2016. “A crise espantou um pouco e por isso as pessoas estão comprando menos nesta Páscoa”, afirma.

CASEIROS

Uma das justificativas para a queda foi a produção de chocolates caseiros, opção que segundo Niedermeyer, tem ganhado espaço nos últimos anos. “Muitos fazem os ovos de chocolate em casa, pois fica mais barato, custando praticamente ¼ do valor de um [ovo de chocolate] no supermercado”, explica.

Essa mudança de hábito tem afetado também a indústria, que reduziu em 30% a fabricação dos ovos de chocolate em 2017. “A indústria já percebeu isso, viu que no ano passado já houve uma redução, e consequentemente fabricou menos agora”, afirma Niedermeyer.

Outro fator que acentuou a queda se dá em uma simples analogia. A média de preços de um ovo de chocolate de 350 gramas é de R$ 50. Já a caixa de bombom de 300 gramas, custa em média R$ 7. “Ou seja, a diferença é muito grande e isso faz com que o consumidor adquira quatro, cinco caixas de bombom e nenhum ovo”, comenta o presidente da Apras. Neste caso, as vendas subiram 10%.

Pagamentos

Para evitar que o produto encalhe, os supermercados apostam em promoções e formas de pagamento diferenciadas. Conforme o gerente Anderson Bassani, os ovos de chocolate podem ser parcelados em até três vezes, dependendo do valor total da compra. “É uma forma de atrair os clientes”, garante.

Niedermeyer diz, no entanto, que temendo a inadimplência, o próprio consumidor tem optado pelo pagamento à vista. “Parcelar produtos alimentícios fica complicado, pois é algo que se compra toda a semana, e quando vê a conta fica alta”, conclui.

Significado

Do ponto de vista religioso, o ovo é considerado símbolo do nascimento e da vida. A relação com a Páscoa, comemorada pelos cristãos, está a partir da Ressurreição de Jesus Cristo, que representa a esperança de uma nova vida para toda a humanidade.

Programação religiosa

Para celebrar a Páscoa, a Catedral Nossa Senhora Aparecida, localizada no calçadão da Avenida Brasil, prepara para a Sexta-feira Santa o sermão das sete palavras, que inicia às 14h. Em seguida, às 15h, haverá a celebração da Paixão e Morte de Cristo. À noite, a partir das 19h, ocorre a Via Sacra meditada. Neste dia, a igreja permanecerá aberta ao público.

No sábado de Aleluia (15), haverá vigília a partir das 20h. No domingo de Páscoa (16), as celebrações ocorrem em três horários: 7h, 10h e 19h.

A tradicional Via Sacra em Rio do Salto também faz parte da programação de Páscoa. No dia 14 de abril, após a missa de adoração, às 15h, os cristãos montam as estações. No distrito, a Via Sacra está prevista para às 19h30. Para o público que quiser prestigiar é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível que será revertido às famílias carentes.

A Pastoral Juvenil da Paróquia Rainha dos Apóstolos em Cascavel se prepara para Via Sacra Viva, que ocorre na Sexta-feira Santa, às 20h, no Bairro Nova Cidade. No local, haverá encenação da Paixão de Cristo.

 

 

Deixe uma resposta