PLANTÃO: Hemocentro aberto hoje para doações de plaquetas

O Hemocentro de Cascavel convoca os doadores de plaquetas para comparecerem hoje, segunda-feira, à unidade, para coleta do material. Neste dia, os atendimentos serão exclusivamente destinados a este público, com o objetivo de regular os estoques durante o feriado nacional de Carnaval e evitar qualquer imprevisto.

Conforme o diretor da unidade, Antonio Carlos Michels de Oliveira, alguns agendamentos já foram realizados, principalmente porque os voluntários de plaquetaférese precisam cumprir critérios como bom peso e acesso venoso e serem doadores de repetição – aqueles que já doaram sangue outras vezes. Neste caso, o doador permanece 90 minutos até finalizar a coleta.

Em relação às doações de sangue, o Hemocentro avisa que as coletas só retornam na quarta-feira, dia 1º, a partir do meio-dia. “Fizemos um planejamento para que não falte sangue nesse período, e atingimos um índice ideal. Por isso, a decisão de atender os doadores de plaquetas na segunda-feira e retornar com as demais na quarta”, explica Oliveira.

Quem quiser ser um doador e ajudar a salvar vidas pode entrar em contato com o Hemocentro pelo (45) 3226-4549 e agendar um horário para a coleta. “Com horário marcado, é mais agilidade no processo e conforto ao voluntário”, diz o diretor.

Marina Kessler

 

Foto: Lorena Manarin

Deixe uma resposta