Mostra de Trabalhos comemora dez anos do Sareh

Em comemoração aos dez anos da implantação do SAREH (Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar) no Estado do Paraná, a equipe do SAREH/HUOP organizou uma exposição de banner, fotos e trabalhos realizados pelos pacientes/alunos atendidos durante internamento hospitalar. Os trabalhos estarão expostos para a visitação do público no hall de entrada do hospital, nos dias 30 e 31 de maio, das 8h às 17h.

O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar tem como objetivo o atendimento educacional aos alunos impossibilitados de frequentar a escola em virtude de internamento hospitalar ou tratamento de saúde. O programa permite a esses estudantes a continuidade do processo de escolarização, inserção ou reinserção em seu ambiente escolar através de atendimento pedagógico hospitalar e domiciliar especializado. A escolarização hospitalar está prevista na legislação brasileira desde a Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), Lei de Diretrizes e Bases – LDB (1996) e nas Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. No Paraná, são 19 Hospitais conveniados ao Programa.

A Pedagoga Dorimar Justina Dal Bosco Backes, Coordenadora do SAREH no Núcleo Regional da Educação de Cascavel, enfatiza que: “com as ações desencadeadas no programa e o compromisso pelos profissionais que atuam nas unidades conveniadas, o projeto, aos poucos, se populariza e todos nós alimentamos o sonho de fazer com que o serviço de escolarização hospitalar seja conhecido por toda a comunidade escolar e reconhecido como política pública de atenção aos direitos das crianças e adolescentes por todas as instâncias governamentais e pela sociedade”.

 

 

Deixe uma resposta