Meio ambiente: Nove em cada dez casas têm a sombra de uma árvore

Reportagem: Juliet Manfrin

Foto: Vandré DUbiela

Só quem anda a pé ou de bicicleta sabe o significado das palavras “conforto térmico” em uma rua com pouco espaço para permeabilização do solo, tomada pelo asfalto e as calçadas. Uma árvore pode e faz toda a diferença naqueles dias de calor escaldante, além, é claro, do amplo significado à preservação ambiental.

Mas em algum momento você se questionou qual é o nível de arborização da cidade onde mora, neste caso Cascavel? Não? Então vamos lá. Um levantamento feito com as 5.565 cidades do Brasil revela quais são as mais arborizadas e as que precisam retomar conceitos de meio ambiente e incentivar o plantio de árvores.

Os dados foram retirados do Censo do Entorno do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e mostram sempre o percentual de casas com uma árvore por perto dentro da cidade.

Em Cascavel, 95,1% das residências no perímetro urbano têm a sombra de um arvoredo por perto, mas o posicionamento no ranking estadual não é muito animador. De um total de 399 municípios, a cidade ocupa a posição de número 146. Já no ranking nacional ela é a 904ª mais arborizada de um total, como o já dito, de mais de cinco mil cidades.

Na região Oeste do Paraná, entre as sete mais populosas (veja na imagem a relação de todas elas), destaque para Palotina. Lá, quase dez em dez residências têm a felicidade de contar com a sombra aconchegante dos arvoredos. Nesta relação, Cascavel ocupa a 2ª colocação.

Entre os principais destaques paranaenses está a tão conhecida e verde Maringá. A cidade com mais de 400 mil habitantes, tem uma cobertura florestal na área urbana de 97,3% das residências.

Entre as primeiras colocadas no ranking estadual, está a cidade de Boa Esperança, no Noroeste do Estado, com 99,3% de arborização no perímetro urbano.

Se você também é um daqueles que acha que este indicador pode melhorar para a cidade de Cascavel, consulte os órgãos ambientais, como IAP ou Secretaria Municipal de Meio Ambiente para saber qual a espécie mais indicada para os arredores de sua casa, ou ainda na sua calçada.

Deixe uma resposta