“Mãe, ser que protege a vida” ganha ênfase hoje nas ações do Maio Amarelo

Como o amor e o cuidado sempre andam juntos e elas são sinônimo dessa proteção, as mães, na véspera da data que as homenageia, foram o alvo nesta manhã (12) de mais uma ação educativa do “Maio Amarelo”, o movimento mundial que também é realizado em Cascavel durante este mês para conscientizar sobre a necessidade de se respeitar as leis de trânsito para evitar acidentes. Amarelo é alerta, e as mães estão sempre de olho nos filhos. O alerta hoje foi para que elas, como educadoras, sejam também exemplo no trânsito como motoristas, como pedestres ou ciclistas.
Uma blitz educativa foi montada na Avenida Brasil em frente à Catedral pela Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito). Além de material educativo, as mães abordadas receberam rosas, de cores amarela, vermelha e rosa, totalizando 300 unidades entregues, numa parceria com o Cotrans, Cirilo Eventos, Farmácia Estrela, Centro A e Rotary Cascavel Leste.
Izabela Carolina Lazzarim, de 29 anos, cruzava a faixa de pedestres com a filha Valentina, de 6 anos de idade, quando foi abordada pela blitz educativa. Avaliou a ação de forma positiva, “porque em Cascavel poucos motoristas sabem respeitar a faixa de pedestres, por exemplo, ao contrário de grandes centros, onde basta colocar o pé na faixa e os carros param”. Segundo Valentina, “a mãe sempre cobrou o uso da cadeirinha e do cinto” e o contrário também ocorre. “Minhas filhas também cobram se eu faço algo errado no trânsito, o que considero positivo”, relatou Izabela, para quem as novas gerações precisam ser orientadas para que acidentes mortes por acidentes sejam cada vez mais raras, principalmente por fala de responsabilidade dos motoristas.
Mulheres normalmente são referência em cuidados no trânsito. “São também as preferidas de seguradoras de veículos por exemplo, porque segundo estatísticas do Denatran, o risco de se envolverem em acidentes é 30% menor do que os homens. Pela própria natureza feminina, elas carregam no instinto o cuidado, a proteção, o zelo. Quando se tornam mães, este instinto aumenta, por isso exercem papel fundamental na vida do ser humano e da sociedade como educadoras. E no trânsito não é diferente, pois podem transmitir este cuidado e ajudar a transformar este ambiente num espaço mais humanizado”, detalhou o presidente da Cettrans, Alsir Pelissaro.
Saúde da Mulher
Também como parte do movimento, as mães receberam atenção à Saúde da Mulher no centro da cidade, no mesmo local e horário hoje (12), numa parceria com a Unipar, com testes de glicemia e aferição da pressão arterial.
As ações do movimento Maio Amarelo continuam até o fim deste mês, com objetivo de conscientizar para a atenção à vida no trânsito, evitando mortes por acidentes. Diariamente são realizadas atividades de conscientização, conforme a tabela que pode ser confira aqui.
Próximas ações do Maio Amarelo
Durante todo o fim de semana, no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, o movimento Maio Amarelo está presente na Fecom realizando orientações de sobre o trânsito, com tenda expositiva com materiais sobre o trânsito e simulador numa parceria entre a CDL, o Detran e o Centro A, Cettrans e Cotrans.
Na segunda-feira (15), às 14 horas, a Escola de Trânsito Pedrinho e Rafa realizará atividade teórica e lúdica, abordando educação e segurança no trânsito, com a presença da Escola Shalon.

Deixe uma resposta