Encontro foca a arquitetura e o urbanismo

Neste fim de semana a cidade de Cascavel receberá uma série de eventos promovidos pelo CAU/PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná). Neste domingo (23), a partir das 19h, ocorrerá a Conferência Regional de Cascavel das Câmaras Técnicas do CAU/PR. O objetivo é eleger os novos agentes dessas Câmaras, que são representantes do Conselho na sociedade, em seus respectivos municípios. As primeiras eleições foram realizadas em 2015 e o mandato é de dois anos. “O Agente leva informações do Conselho para suas regiões, ao mesmo tempo em que traz as demandas regionais para a autarquia federal”, explica o presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar.

Palestra

Na segunda-feira (24), às 20h, está programada a palestra “Borromini e os borrominescos”. O professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Irã Taborda Dudeque, irá abordar o trabalho de um dos principais arquitetos do barroco romano. Francesco Borromini (1599-1667) se destacou pelo dinamismo e originalidade. Idealizava fachadas ondulantes e criava formas arquitetônicas com deliberada alteração das proporções. Arquiteto preferido do Papa Inocêncio X, o italiano recebeu algumas importantes incumbências da Igreja Católica, como a de reconstruir a Basílica de São João de Latrão e a de edificar o Templo de Santa Inês. “A relevância do Borromini é tamanha que os projetos dele influenciaram a Arquitetura em várias partes do mundo, inclusive aqui no Brasil, nas construções das igrejas em estilo Barroco de Minas Gerais erguidas no século XVIII”, conta Dudeque, que também é vice-presidente do CAU/PR.

Organizada pelo Núcleo Oeste do Instituto de Arquitetos do Brasil –Departamento do Paraná, a palestra será no Anfiteatro do Centro Universitário FAG. “A presença de profissionais, professores e alunos é de grande importância para a formação na área da Arquitetura e Urbanismo. O evento é imperdível e a única oportunidade em que está sendo feito no interior do estado”, enfatiza a Coordenadora do curso de Arquitetura de Urbanismo do Centro Universitário FAG, Solange Smoralek Dias.

As vagas são limitadas e as inscrições para a palestra devem ser feitas no site do Centro Universitário FAG:

 

Deixe uma resposta