É de graça: Tem aula de português para haitianos

 Reportagem: Marina Kessler

 O Colégio Padre Carmelo Perrone, em parceria com a Pastoral do Migrante, abriu inscrições para aulas de português para haitianos. Podem participar crianças, adolescentes e adultos, e até o momento, não há um limite de vagas.

Conforme a diretora auxiliar, Ligia Karla Basso, serão abertas duas turmas, uma infanto-juvenil e outra para adultos. Os interessados devem procurar a secretaria do colégio até às 18h40 de hoje. A previsão é de que as aulas comecem no dia 4 de abril, das 17h40 às 18h40. Todo o trabalho, inclusive dos professores, será voluntário.

O idioma

Conforme Ligia, uma das principais dificuldades dos haitianos após a matrícula na escola é entender o idioma local. Dentro da sala de aula tanto os professores quanto os alunos não se entendem perfeitamente. “O aluno fica perdido e isso prejudica a aprendizagem”, diz a diretora auxiliar. Ela lamenta que não haja nenhum suporte do governo estadual para inserir os imigrantes na comunidade. “As aulas [de português] foram uma iniciativa do colégio, com o apoio da Pastoral do Imigrante e também de professores, alguns deles aposentados. É tudo pelo amor ao próximo, sem salário, sem nenhum retorno”, ressalta.

As aulas serão ministradas no colégio, que fica na Rua Cuiabá, 4758, no Bairro Alto Alegre. Mais informações podem ser conseguidas pelo (45) 3226-2824.

 

Deixe uma resposta