Dez mil pés de alface são distribuídos na horta municipal

O trabalho de revitalização da horta municipal começa a apresentar resultados e na manhã de ontem, cerca de dez mil pés de alface foram colhidos e repassados a Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) e escolas com ensino em tempo integral.

O prefeito Leonaldo Paranhos reconhece o esforço da equipe que conseguiu transformar o espaço e a qualidade da produção.  “A horta estava totalmente tomada pelo mato e pouco tempo depois estamos colhendo o resultado de uma ação, que não envolve quase nada de dinheiro, é muito mais uma questão de zelo e dedicação”.

Segundo ele, que acompanhou o repassa das hortaliças, o espaço é modelo para o programa Agricultura Urbana, já instalado no Bairro Cascavel Velho e que deve se expandir. “Além dos terrenos públicos, nós teremos o programa junto com a comunidade e nos terrenos particulares, haverá isenção de impostos, para que a gente possa atrair as pessoas e transformar nossa cidade em um grande canteiro de produção”, ressalta o prefeito.

Além de 50 mil pés de alface que já foram plantados nos canteiros, há outras variedades de folhosas e temperos que deverão atender, além de entidades, 140 famílias cadastradas pela Secretaria de Ação Social. “Neste primeiro momento as verduras levarão um reforço à merenda escolar e diminuirão custos ao município, mas nas colheitas futuras a comunidade será atendida”, destaca o secretário de Agricultura Agassiz Linhares Neto.

A horta municipal de Cascavel está na Rua João Berlando s/n, entre as ruas Tamoios e Cuiabá, na baixada do Bairro Santa Cruz e conta com aproximadamente um alqueire produtivo.

Foto: Vandré Dubiela

Deixe uma resposta