Detran e universidade oferecem especialização na área de Trânsito

O Detran (Departamento de Trânsito do Paraná) e a PUC (Pontifícia Universidade Católica) oferecem a partir de junho o curso de especialização em Gestão da Mobilidade Urbana e Saúde Pública. Com conteúdo interdisciplinar, as aulas são voltadas para profissionais graduados em todas as áreas e com interesse no tema trânsito.

“A PUC é uma instituição de ensino que tem grande reconhecimento e o Detran, com a Escola Pública de Trânsito, quer ampliar a possibilidade de qualificação dos seus servidores e de todos os que prestam serviço na área.  O processo de formação é sempre importante e no transito isso é cada vez mais evidente, com as inovações tecnológicas, com os desafios para os setores públicos e privados e para toda sociedade”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Todo o curso será transmitido pelo Sistema de Videoconferência do Detran, nos polos da Escola Pública de Trânsito da autarquia nas cidades de Curitiba, Cascavel, Pato Branco, Londrina e Maringá.

Para o reitor Waldemiro Gremski, a parceria representa um momento importante dentro da missão da Universidade. “O trânsito é uma área sensível, que atinge hoje todos os cidadãos. Esta relação que estamos estabelecendo com o Detran permite que a PUC ofereça sua competência para ajudar a fazer um transito mais humano, com menos mortes e feridos. Este convenio é o cumprimento de dever da Universidade”, conta.

PÚBLICO-ALVO: O objetivo do curso é proporcionar conhecimentos sobre a ciência Trânsito e capacitar futuros profissionais para trabalhos relacionados a esta área no âmbito das Instituições públicas e privadas, bem como, subsidiar a prática dos profissionais já atuantes. A intenção é preparar o profissional como futuro multiplicador no processo de conscientização.

As disciplinas da grade são:  Ética, Direito de Trânsito, Psicologia Social, Metodologia Científica, Educação de Trânsito, Engenharia e Arquitetura de Trânsito e Medicina do Trânsito, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Políticas Públicas, Comunicação, Marketing e Perícia de Trânsito.

“O curso é destinado para profissionais de qualquer área de formação. O grande diferencial é esta multidisciplinariedade, todos com interesse em na temática Trânsito e Mobilidade estão convidados”, destaca a coordenadora do curso, professora Camila Maia de Oliveira Borges Paraná.

BOLSAS: O Detran vai custear bolsas parciais e integrais para oito servidores de Curitiba e do Interior. A iniciativa faz parte de uma série de investimentos que o Governo do Paraná tem feito desde 2011 na qualificação dos funcionários da autarquia.

“Além da pós-graduação, vamos ofertar ainda um curso de graduação para 370 funcionários do Detran, totalmente custeado pela autarquia, para fazer com que nosso órgão continue sendo referência, com atividades de qualificação contínua”, adiantou Traad.

INSCRIÇÕES: Para saber mais sobre a pós-graduação, prazos, valores e inscrições acesse: http://especializacao.pucpr.br/cursos/transito-gestao-da-mobilidade-urbana-e-saude-publica/

 

 

Deixe uma resposta