Decreto determina novas especificações do Uniforme em Cascavel

O Município divulgou, em Órgão Oficial, no sábado último, o Decreto 13.340, que dispõe sobre as alterações nas especificações do uniforme escolar. Todas as alterações foram amplamente discutidas entre os membros do Comitê Municipal de Acompanhamento para a Execução do Programa Municipal de Distribuição Gratuita de Uniformes para Alunos da Rede Pública Municipal, formado por representantes do Poder Executivo, diretores de escolas e pais de alunos.

O último encontro do comitê aconteceu na sexta-feira (3), pela manhã e à tarde, momento em que foram definidas as especificações finais do uniforme escolar da rede municipal. A Equipe já havia deliberado pela nova composição têxtil do tactel, que havia passado de 88% poliéster e 12% poliamida para 100% poliéster, com gramatura de 100 a 115 gramas, e a volta do shorts-saia para as meninas.

Também já estava decidido que todas as peças, com exceção da jaqueta, terão o Brasão do Município – que é o logotipo estampado – serigrafado e não mais bordado, o que reduzirá os custos finais dos kits compostos por nove peças de roupas e um par de tênis. No encontro de sexta-feira, todas as especificações técnicas, de todas as peças, foram repassadas pelo Comitê e as últimas modificações foram feitas, para a conclusão do edital das especificações.

Durante a reunião do Comitê, a Secretária de Educação, Márcia Aparecida Baldini, frisou aos integrantes a importância de considerar a coletividade na tomada de decisões e nas mudanças que seriam aplicadas no novo uniforme. “É preciso considerar que quando a gente trabalha com o público, a gente trabalha com o princípio de coletividade. A gente precisa pensar nos alunos menores, nos maiores, os que residem aqui e os da área rural e pesar todas as necessidades”.

Um dos aspectos do processo de definição do novo uniforme escolar que foi bastante enaltecido pelos integrantes foi justamente a participação de todos os envolvidos nas mudanças e nas decisões. “O que nós podemos verificar nesse momento é que está tendo transparência na construção do edital e das especificações. Isso torna o processo mais próximo da comunidade, que são os alunos que vão receber os uniformes”, explicou Vanderlei Augusto da Silva. A diretora de escola, Adriana Vaz, que também é integrante do Comitê, também reforçou. “Eu percebo que está sendo bem discutido. Todas as opiniões, de diferentes setores, estão sendo consideradas e discutidas. Trazendo, inclusive, o que estava errado para esta discussão”.

 

Tamanho das peças

O tamanho das peças não fugiu dos olhos dos integrantes do comitê, que aproveitaram a ocasião para medir um kit de acordo com a tabela que constava no último edital. Os integrantes perceberam que há uma discrepância nas medidas, principalmente da jaqueta e do blusão de moletom, sendo que a jaqueta tem as mangas menores que o solicitado e o blusão tem as mangas maiores que a medida de referência do edital. “Acontecia muito de os pais procurarem a gente reclamando da questão do tamanho do uniforme, pois muitas peças, principalmente a jaqueta, não condiziam com a numeração das demais peças”, relatou o diretor de escola Alvaro Dai, que faz parte do Comitê.

 

Mudanças

Concluída a etapa de especificações do uniforme, o novo edital contará com as seguintes mudanças: Não haverá mais necessidade de que o forro da jaqueta e nem o puxador do zíper da mesma sejam personalizados com o nome do Município; Os recortes em tecido verde e bege serão retirados da jaqueta, que passará a ter um filete bege do ombro ao punho. O tactel, que tinha composição têxtil de 88% poliéster e 12% poliamida agora será 100% poliéster, além de não ter mais a exigência da construção em tela com desenho ripstop (quadradinhos no tecido); Os recortes com tecido verde das camisetas e da blusa de moletom também serão retirados. A gola continua em formato v, mas haverá mudança na composição da ribana.; A calça, a bermuda e a jaqueta terão dois bolsos tipo faca e o tactel terá as mesmas especificações da jaqueta, assim como o tactel do short saia, que agora volta a compor o kit das meninas; Os kits de uniforme para os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) serão compostos pelo agasalho de tactel, camisetas manga longa e manga curta, meias e o tênis; Quando ao brasão do município, o mesmo permanecerá sendo bordado apenas na jaqueta e nas demais peças será serigrafado; Haverá mudança no tênis em relação ao puxador (língua).

 

Decreto

Com a publicação do Decreto, o processo de licitação poderá ser iniciado. O Decreto com as novas especificações pode ser conferido na íntegra na edição de sábado (11) do Órgão Oficial do Município de Cascavel, no Portal do Município.

 

Deixe uma resposta