Conheça a programação da semana do MEI

Será nesta semana, programação exclusiva à categoria do MEI (Microempreendedor Individual) e potenciais empreendedores. A Semana MEI do 2017 é promovida pelo Sebrae em todo o Brasil e, no oeste do Paraná, vai contar ações presenciais de orientações, consultorias e capacitações em 32 municípios, de 8 a 12 de maio. Nesta edição, o evento traz como novidade transmissões de conteúdo online e a Semana de Educação Financeira, evento direcionado aos microempreendedores já formalizados.

Segundo o consultor do Sebrae/PR, Alan Alex Debus, as orientações, consultorias especializadas e agenda de cursos acontecerão diretamente nas Salas do Empreendedor dos municípios. “O microempreendedor pode consultar a programação da sua cidade diretamente nas Salas ou por meio do portal do Sebrae (www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/semanadomei). No oeste, as 32 cidades contarão com orientações; 20 municípios terão agenda de cursos, dentre eles, o de Educação Financeira; e cinco, abrirão agenda especial de consultorias ao MEIs”, explica o consultor.

Toda a programação da Semana do MEI 2017 é gratuita. O foco, nesta edição, será, além da formalização, benefícios e obrigações da categoria, abordar assuntos como inadimplência, finanças, acesso ao crédito, marketing e compras governamentais. “Os temas foram sugeridos pelos próprios microempreendedores individuais por meio de pesquisa online. Assim, são temáticas tanto para quem tem interesse em se formalizar como MEI, quanto para as pessoas que já estão inseridas na categoria e querem orientação para crescer, melhorar seus negócios e, até, sair da inadimplência”, destaca Debus.

De acordo com dados do Sebrae Nacional, há mais de 6,7 milhões de MEIs no Brasil, tendo como atividades mais formalizadas pessoas que atuam com comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (9,52%),  cabeleireiros, manicure e pedicure (7,61%) e obras de alvenaria/pedreiro (4,22%). No total, são mais de 400 atividades que podem se enquadrar no Microempreendedor Individual. Entretanto, mais de 60% dos registros encontram-se inadimplentes. No Paraná, dos cerca de 385 mil MEIs, 52% estão em atraso com as obrigações fiscais da categoria.

Temas especiais

“Diante disso, a integração da Semana MEI com a Semana de Educação Financeira será de grande valia, visto que os microempreendedores terão acesso a informações com foco em gestão financeira e crédito orientado por meio de palestras regionais”, enfatiza Alan Alex Debus. Estão programados seminários de crédito nos municípios de Cascavel (dia 8, nesta segunda), Medianeira e Foz do Iguaçu (dia 9), Assis Chateaubriand e Laranjeiras do Sul (dia 10), Palotina (dia 11) e Toledo (dia 12).

Os seminários são compostos de palestras em parceria com o Banco Central, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Cooperativas de Crédito e as Sociedades Garantidoras de Crédito do Estado. As palestras versam sobre “dinheiro fazendo dinheiro/educação financeira”, “como acessar crédito barato” e “garantia de crédito”. Já em Marechal Cândido Rondon, está programado o Seminário de Gestão, dia 9 de maio, composto pelas palestras “como o MEI pode crescer”, “benefícios e obrigações do MEI” e “opções de linhas de crédito e compras públicas”.

Mais informações sobre os eventos podem ser solicitadas por meio da Central de Relacionamento do Sebrae/PR, no telefone 0800 570 0800, ou diretamente nas Salas do Empreendedor, nos municípios

Deixe uma resposta