Capacitação aborda questões relacionadas à febra amarela

A Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Atenção a Saúde e Departamento de Vigilância em Saúde, realiza nesta terça-feira, no tribunal de Júri na Unipar, curso de capacitação para médicos e enfermeiros sobre Febre Amarela. O objetivo da capacitação é atualizar os profissionais de saúde sobre a doença, reforçando suas características clínicas, sinais e sintomas, importância da notificação dos casos suspeitos em humanos e primatas não humanos e importância da vacinação. O evento, que será dividido em dois turnos (manhã e tarde) deverá contar com aproximadamente 300 profissionais.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por vetores artrópodes, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano.

ACE e ACS

Nos dias 9 e 10, também na Unipar, a Secretaria de Saúde realiza curso de capacitação para ACE (Agentes de Combate a Endemias) e ACS (Agentes Comunitários de Saúde) com os temas: febre amarela, dengue, zika vírus, febre chikungunya, raiva, e animais peçonhentos.

O objetivo do curso é atualizar os profissionais sobre as doenças, reforçando suas características clínicas – sinais e sintomas, medidas de prevenção, cuidados em relação a vetores.

A capacitação é de extrema importância para que os agentes estejam preparados para orientar corretamente a população durante as visitas domiciliares. Cerca de 350 profissionais devem participar do evento.

 

Deixe uma resposta