Arte com sustentabilidade

Reportagem: Romulo Grigoli

Fotos: Lorena Manarin

Pneus descartados se tornam fonte de renda para quem aproveita momentos de crise com criatividade.  É o caso de Valdomiro Pereira Gomes, presidente da Associação de Moradores do Jardim Colmeia, em Cascavel. Ele se inspirou em trabalhos visto em Santa Catarina e conquistou clientes.

Entre as peças produzidas no quintal de casa estão as poltronas que, apesar de serem feitas com pneus, garantem o mesmo conforto que as tradicionais.

“Ainda estou no começo das atividades e trabalho um pouco a cada dia, mas gostei dos resultados e já vendi algumas”, diz o responsável pela transformação.

A poltrona recebe pés de madeira e para o assento e encosto são adaptadas espumas. “Recolho pneus que são descartados de forma irregular e busco alguns em borracharias. O acabamento com estofado também sou eu que produzo”, comenta Gomes.

O trabalho ainda é uma novidade, mas o artesão garante que está preparado para atender as mais diferentes encomendas de puffs e poltronas. “Alguns sugerem a cor e estampa e estamos aqui para atender a todos os gostos”. Cada peça tem o valor de R$ 80.

Outra criação de Valdomiro está à mostra na calçada de casa. Esforçado, ele também conseguiu transformar pneus em vasos para plantas. Há diversas opções e modelos, cores e tamanhos que são vendidos a partir de R$ 25. “A maioria é feita com pneus de carro e moto, mas ainda quero conseguir de veículos da Fórmula 1 e fazer um modelo bem diferente”, diz o artesão.

Os trabalhos foram compartilhados pelas redes sociais e ganharam muitos elogios. Quem quiser conhecer mais ou encomendar algum dos produtos pode entrar em contato com Valdomiro pelo telefone (45) 99942-9563.

 

Deixe uma resposta