Aplicativo de mobilidade urbana vai chegar em Cascavel

Foi protocolada na Câmara Municipal de Vereadores hoje, a indicação para a implantação do Moovit em Cascavel.

Integrar múltiplas opções de mobilidade urbana é uma necessidade das cidades. A indicação de implantação de um aplicativo que está presente em mais de 70 países e no Brasil já possui mais de 13 milhões de usuários, o Moovit, deixará a cidade mais próxima deste serviço. Em Foz do Iguaçu e Toledo o aplicativo está em funcionamento desde 2016.

O Moovit é uma forma de utilizar diferentes meios de transporte disponíveis em uma cidade e planejar a melhor forma de se deslocar em função do quanto deseja gastar ou quanto tempo quer demorar até o seu destino. O aplicativo possui informações do transporte público coletivo, informando o tempo do trajeto e as paradas próximas a sua localização e também informa em quanto tempo passará o próximo ônibus na parada desejada.

Pelo app também é possível chamar um táxi ou um Uber, pois possui integração com estes serviços. Caso deseje se deslocar a pé ou de bicicleta o trajeto e o tempo necessário também serão informados. O aplicativo ainda é capaz de calcular rotas que misturam trechos de táxi e ônibus, por exemplo, o que pode gerar trajetos ainda mais rápidos e não tão caros.

Ao estar com o aplicativo aberto o usuário encaminha informações de forma passiva e anonimamente transmite os seus dados de velocidade e de localização para o Moovit, este por sua vez integra estes dados recebidos com os horários de transporte público para melhorar os resultados do plano de viagem por meio das informações de outros usuários. Além de compartilhar passivamente os dados, os usuários podem enviar ativamente relatórios, incluindo razões para os atrasos, superlotação, a satisfação com o motorista, limpeza e disponibilidade de wifi.

Para o seu melhor funcionamento é necessário que os ônibus possuam um GPS, pois desta forma a mesma será disponibilizada em tempo real para a central do Moovit. Os mapas com as rotas e paradas dos ônibus são elaborados através da comunidade de usuários do Moovit que utiliza mapas do Open StreetMap um projeto colaborativo para criar um mapa livre e editável.

Moovit é acessível a deficientes visuais, pois o mesmo fornece alertas sonoros. Ele ainda oferece a possibilidade de salvar os trajetos mais acessados pelo usuário e esta disponível gratuitamente, para os dispositivos Android e iOS.

Deixe uma resposta