ACL comemora 12 anos com palestra de Guimarães Rocha

A ACL (Academia Cascavelense de Letras) comemora hoje seus 12 anos de difusão e expansão cultural através da literatura. Para marcar a data, o poeta, escritor e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, Guimarães Rocha, realiza palastra (aberta ao público) sobre a “A arte de ler e escrever”. O evento será às 20h30, no Hotel Harbor Querência.

Guimarães Rocha nasceu em Quixeramobim, Ceará. Passou sua infância no interior do Mato Grosso do Sul, e no início da década de 80 mudou-se para Campo Grande, onde tem ação cultural intensa e escreveu 20 livros, entre poesia, prosa, história e filosofia.

Tenente-coronel da Polícia Militar, é formado em Letras pelas Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (FUCMT, hoje UCDB), e especialista em Fundamentos da Educação e Teoria da Literatura.

“Grandezas da Literatura Sul-Mato-Grossense” e “Momentos Solenes de uma Voz Engajada” (Discursos Públicos) são seus trabalhos literários mais recentes.  Guimarães Rocha é fundador da União Brasileira de Escritores – UBE/MS, à qual presidiu e ocupou diversos cargos em várias gestões. Idealizou e deu execução ao projeto Noite da Poesia, cuja realização anual se transformou em Lei Municipal e integra o calendário oficial de Campo Grande/MS. É ainda autor do projeto “O Escritor na Escola”.

Recebeu a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Campo Grande (2001). Profere palestras educativas e culturais; tem sido destaque nas edições do Festival América do Sul, em Corumbá e Bonito, no Mato Grosso do Sul. É protagonista do vídeo “O Policial e o Poeta” (2003). Lançou o CD “Encanto” (2000, 14 faixas). Oferece os shows poético-musicais “Doce Encanto”, “Mofo” e “Encanto”.

Realizou Declamações de Poesias nos 77 municípios de Mato Grosso do Sul, no período de 1982 a 2000. Participa de coletâneas de MS e de todo o País. É autor do projeto “Poemarte – camisetas ilustradas”, conjugando poesia com a arte plástica.

Deixe uma resposta