Acic chega aos seus 57 e faz homenagem a 1º presidente

A Acic comemora nesta terça-feira, dia 4 de abril os seus 57 anos de fundação. Para marcar a data, a associação comercial vai reunir ex-presidentes na manhã de terça-feira, às 10h, no primeiro piso do Edifício Rui Barbosa. A entidade vai homenagear o empresário Altamir Silva, o primeiro presidente daquela que se tornaria um dos símbolos do associativismo empresarial. Altamir comandou a Acic de 1960 a 1963.

Em reconhecimento à importância do empresário na história da entidade, a sala de reuniões do Conselho Superior passará a se chamar Altamir Silva. “Esse é um gesto de gratidão a Altamir, a todos os ex-presidentes e às suas respectivas diretorias, que tanto contribuíram e ainda colaboram para o fortalecimento da Acic e do setor produtivo de Cascavel”, diz o atual presidente, o empresário Alci Rotta Júnior.

Com o declínio do ciclo extrativista da madeira havia o risco de Cascavel, em vez de crescer, perder moradores e definhar economicamente. Assim, de uma necessidade, 51 empresários se uniram e encontraram a constituição da Acic como resposta para ações proativas que pudessem impulsionar o crescimento local. “E todos, indistintamente, jamais poderiam sonhar que a associação comercial se tornaria em algo tão grande e representativo”, afirma Altamir.

 43 presidentes

Em 57 anos, a Acic teve 43 presidentes, pessoas que emprestaram seu tempo, talento e empreendedorismo para pavimentar os alicerces de uma entidade que representa o melhor da cooperação empresarial. De 51 para 13 mil associados, a entidade se tornou uma das maiores e mais atuantes do sistema empresarial paranaense. A Faciap, federação que integra Aces em todo o Paraná, representa 295 associações, e a Acic é a segunda em número de filiados, atrás apenas da Acim de Maringá.

Alci identifica vários aspectos como fundamentais para o êxito da entidade, mas ressalta dois deles: de jamais ter perdido o foco na defesa dos interesses da livre iniciativa e de, gradualmente, integrar-se aos grandes temas locais e contribuir para buscas de soluções. “A Acic historicamente participa e auxilia na concretização de projetos e aspirações. Por isso, a história dela se identifica com a de Cascavel, uma das mais pujantes cidades do Estado”. A entidade conta com diversos produtos e serviços que atendem seus associados, de convênios médicos às consultas do SPC.

Deixe uma resposta